Açúcar afeta nível de colesterol ruim
Pessoas que comem e bebem grandes quantidades de açúcar possuem níveis mais baixos de colesterol bom e níveis mais altos de triglicérides prejudiciais do que as pessoas que adotam dietas pobres nesse tipo de adoçante, afirma um novo estudo.
Os pesquisadores coletaram dados de 6.113 adultos da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, que foram solicitados a relembrar sua ingestão alimentar durante um período de 24 horas, então foram agrupados de acordo com seu consumo de açúcar adicionado, incluindo beterraba refinada ou cana de açúcar e xarope de milho com alto teor de frutose. Amostras de sangue foram analisadas para triglicérides e ambos os tipos de colesterol – o bom, HDL, e o ruim, LDL.
Na média, 15,8% das calorias dos participantes vieram de açúcar. Quando o número era de 25% ou mais, o colesterol bom ficava em média em 47,7mg/dL, e os níveis de triglicérides ficavam em 114mg. Em contraste, as pessoas que consumiam menos de 5% de suas calorias de açúcar tiveram níveis maiores de colesterol bom, com uma média de 58,7mg, e níveis menores de triglicérides prejudiciais (105mg).
“Analisamos especificamente os açúcares que são adicionados durante o processamento e a preparação dos alimentos”, disse o principal autor do estudo, Jean A. Welsh, pesquisador da Emory University, em Atlanta. “Refrigerantes são o exemplo mais comumente consumido e fornecem 30% do açúcar adicionado nos Estados Unidos”.
Autor: Roni caryn Rabin - Tradutor: Gabriela d'Ávila
Fonte: New York Times
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário